"
NÃO É O PLANETA QUE ESTÁ EM PERIGO, MAS SIM A HUMANIDADE
"
"
NÃO É O PLANETA QUE ESTÁ EM PERIGO, MAS SIM A HUMANIDADE
"
Especialistas discutem os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana, acentuados pela pandemia do Covid-19
Especialistas discutem os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana, acentuados pela pandemia do Covid-19
“Esse desenvolvimento oferece desafios às nossas empresas, por um lado, mas também grandes oportunidades. Quem se posicionar corajosamente no topo desses desenvolvimentos, tem a possibilidade de conquistar os mercados do futuro.”
Georg Witschel
Embaixador da Alemanha no Brasil
Diálogos Futuro Sustentável é uma série de encontros internacionais, resultado de uma parceria entre o iCS e a Embaixada da Alemanha no Brasil, que nasceu de um longo histórico de cooperação entre os dois países na área climática.
Esse compromisso foi reafirmado em 2015 pela assinatura de uma Declaração Conjunta sobre Mudança do Clima, que se tornou uma importante plataforma para que Brasil e Alemanha cooperem na realização dos objetivos e metas do Acordo de Paris.
O ACORDO DE PARIS
Durante a 21a Conferência das Partes da Aliança das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21, Paris, 2015), chefes de estado, prefeitos, governadores, gestores públicos, CEOs de empresas e organizações da sociedade civil do mundo todo reafirmaram o compromisso de agir para que o aumento da temperatura global não ultrapasse os 2oC em comparação com os níveis pré-industriais, e para garantir que todos os países reduzam, gradual e definitivamente, suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até meados do século XXI.
O Acordo, assinado por mais de 200 países, também determina que as nações mais desenvolvidas destinem 100 bilhões de dólares por ano a países em desenvolvimento, para viabilizar o planejamento e a implementação de medidas de combate ao aquecimento global e de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, expressas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês).
UM DESAFIO DE TODAS AS NAÇÕES
O Acordo de Paris torna urgente repensar premissas locais e globais de modelos de desenvolvimento, investimentos, instrumentos financeiros e políticas públicas não só ambientais mas de energia, de transporte, de mobilidade e de cidades. É preciso agir em cooperação internacional, porque o futuro seguro do clima é uma responsabilidade de todas as nações e representa uma oportunidade única para o desenvolvimento sustentável.
BRASIL E ALEMANHA UNIDOS PELO CLIMA
Ana Toni
Diretora do Instituto Clima e Sociedade
"A transição para uma economia de baixo carbono tem que vir junto com o desenvolvimento sustentável, ser socialmente justa e economicamente viável."
Realizar encontros internacionais sobre temas-chave para o intercâmbio de experiências, práticas e conhecimentos na direção das metas locais e globais relativas ao Clima.
OBJETIVOS
Colocar o tema das mudanças climáticas no centro da pauta de desenvolvimento nacional, especialmente nas agendas política, social, econômica e empresarial de curto e médio prazos.
DIÁLOGOS
FUTURO SUSTENTÁVEL
Difundir e debater estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Motivar e potencializar ações multilaterais e multissetoriais que levem ao cumprimento das metas do Acordo de Paris.
REALIZAÇÃO
Embaixada da República Federal da
Alemanha em Brasília
SES - Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25
Brasília, DF, Brasil - CEP 70.415-900
Tel +55 (61) 3442-7000
Diálogos Futuro Sustentável é uma parceria do Instituto Clima e Sociedade - iCS e Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília.